Antes de começar a escrever, responda quatro perguntas fundamentais:
- O que pretendo com esse texto?
- Quem é meu destinatário?
- Que informações devo transmitir para atingir meu objetivo?
- Como devo organizar essas informações?
O objetivo do texto
Estabeleça com absoluta precisão qual é o objetivo do texto. Estabelecer com clareza o objetivo principal de um texto é vital para você poder definir que rumo linguístico tomar.
O destinatário
Se no campo literário há uma discussão aberta sobre se o escritor deve ou não escrever pensando em seus leitores, o mesmo não ocorre com relação aos textos técnicos e profissionais. Você precisa levar em conta quem é o seu destinatário. Descarte a ideia de que, redigindo com a suficiente correção gramatical, o problema está resolvido. Não está. Você quer atenção do seu leitor. Para obter essa atenção, precisa conhecê-lo ao máximo. Assim, poderá decidir melhor qual vocabulário empregar, quais argumentos serão mais convincentes, quais esclarecimentos serão necessários, o que você poderá antecipar ou não, quais exemplos ilustrará seu raciocínio, qual o tom a ser empregado, quais partes do texto irá priorizar, etc.
Os conteúdos
Uma vez definido o principal objetivo do texto e estando bem desenhado o perfil do destinatário, como alcansar esse objetivo? Estabeleça objetivos intermediários. Para usarmos a metáfora do alpinismo, devemos nos perguntar quis vertentes da montanha nos conduzirão ao cume, que é nosso objetivo final. Devemos subir pelas mais transitáveis. Não há razão para excessos: basta definir de três a cinco objetivos intermediários bem escolhidos, ou seja, direcionados ao objetivo principal e à personalidade do destinatário. Se o objetivo principal de seu texto, uma carta, por exemplo, é fazer com que a empresa X compre a nova linha de produtos da empresa Y, onde você trabalha, seus objetivos intermediários poderiam ser, por exemplo, informar ao sr. Z (diretor) as vantagens e benefícios da compra, mostrar a qualidade da mercadoria, apresentar a nova linha enfatizando o que os clientes pensam dela, oferecer condições especiais para a compra, etc. Aborde o que será o conteúdo do texto: dados, motivos, argumentos, soluções...
A organização das informações
Agrupe suas idéias. Elimine as que considera dispensáveis, ou seja, aquelas incompatíveis com os objetivos intermediários, ou as que sejam redundantes. Decida a ordem em que suas idéias serão abordadas: tendo seu leitor em mente, apresente primeiro os argumentos que ele priorizaria.
Agora sim, redija seu texto.
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