quinta-feira, 14 de abril de 2011

Autorevisão

O autor do texto pode fazer a auto-revisão? Ele é capaz para isso? Se entendermos revisão como interferências textuais visando melhorias que ampliem a clareza do texto, interferências que atingem palavras, frases, parágrafos, exclusões, inclusões, deslocamentos, etc, então podemos concluir que a auto-revisão pode, sim, ser feita pelo autor. Aliás, a auto-revisão deveria ser a primeira revisão pela qual um texto precisaria passar. Não a única, mas a primeira.

Entretanto, o que verificamos é que muitos autores veem a escrita como um processo de etapa única, em que o texto, uma vez escrito, não é mais alterado, afinal, quem escreve tenta escrever corretamente logo na primeira versão, não é mesmo? Nenhum autor iria primeiramente escrever errado para depois escrever certo, logicamente. Assim, raramente os autores fazem mudanças globais no texto, reescrevendo partes maiores, acrescentando ou tirando idéias. A maioria dos autores concebe a revisão com um recurso que é usado apenas quando algo sai errado na tentativa de escrever e que envolve aspectos superficiais da frase. Revisar seria apenas corrigir, dando um tratamento "cosmético" ao texto. Um trabalho a ser feito apenas para corrigir problemas superficiais de ortografia, pontuação e gramática. 

Autores raramente se auto-revisam porque não veem a revisão como um processo necessário na contrução do texto. Não acham que seus textos foram mal construídos, nem que possuem, eles próprios, baixa competência linguística. Assim, autorevisões não ocorrem com maior frequência devido a uma resistência passiva do autor em não querer revisar seu texto. Infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário